As águas das restingas capixabas
Primeiro Produto do Atlas (artigo publicado)
As águas doces capixabas ...
O estado do Espírito Santo está localizado na região Sudeste. Sua área é de 46.095 km² e seus limites terrestres são com a Bahia, ao norte, com Minas Gerais a oeste e noroeste e com o Rio de Janeiro, ao sul. O litoral do estado possui uma extensão linear de 411 km. Não é muito, se considerarmos que o país possui um litoral com 7.367 km.
O Espírito Santo possui 4 mesorregiões: Central Espírito-santense, Litoral Norte Espírito-santense, Noroeste Espírito-santense e Sul Espírito-santense. Dessas quatro regiões, apenas a região noroeste não está ligada diretamente à faixa litorânea do estado. O relevo do estado é caracterizado por baixada litorânea que ocupa quase a metade da superfície estadual (40% do território). O clima local é tropical litorâneo úmido, influenciado pela massa de ar tropical atlântica.
O litoral do estado está dividido em cinco setores
O Setor 1: vai da divisa coma Bahia às desembocaduras dor rios Itaúnas e São Mateus.
O Setor 2: estende-se de Conceição da Barra a Barra do Riacho. Dominado pelas planícies costeiras junto ao delta do rio Doce
Setor 3: estende-se de Barra do Riacho a Ponta de Tubarão, em Vitória. Treho dominado pelos vales dos rios Piraquê-Açu, Reis Magos e Santa Maria de Vitória
Setor 4: da Baía do Espírito Santo à foz do rio Itapemirim. Trecho com litoral recortado e trechos salientes com desenvolvimento das planícies costeiras.
Setor 5: da foz do rio Itapemirim até a dadesembocadura do rio Itabapoana. Apresenta algumas falésias Formação Barreiras e uma extensa planíciequaternária no vale fluvial do rio Itapaboana. Segundo o IBGE, a população capixaba atingia 4.018.650 habitantes (jul, 2020), com uma densidade de 76,3 hab./km².
Nos links abaixo, todas as regiões hidrográficas do ES podem ser vistas em detalhe.
Principais rios e lagos do Norte do ES
Apesar das paisagens do estado capixaba serem muito influenciadas pela sua faixa litorânea e também pelas montanhas do interior, é importante ressaltar a importância de seus recursos hídricos epicontinentais. Existem, no estado, rios de importância nacional e o rio Doce destaca-se nesse sentido. Além disso, os lagos do baixo rio Doce, na região de Linhares, perfazem um dos distritos lacustres mais importantes do Brasil.
Águas do sul capixaba
Na parte sul do estado, desembocam dois outros rios de relevância nacional: os rios Itapemirim e Itabapoana, sendo que este último faz a divisa entre os estados do ES e RJ. Além dessas águas, existe um conjunto de águas doces ainda pouco conhecida: são as águas das restingas localizadas ao logo das planícies costeiras do estado.
As águas doces das restingas estão ameaçadas pelo homem
As águas doces capixabas são muitas e variadas: lagunas, lagos, rios, alagados, nascentes, mangues (água salobra), brejos, etc. A abundância e a boa qualidade dessas águas possibilitou uma rápida ocupação humana. Com o passar dos anos, no entanto, fica evidente a necessidade de reordenar o desenvolvimento e a ocupação humana desse importante território do estado capixaba. Nas fotos acima, diferentes aspectos das águas dos rios, lagos e das restingas capixabas.