Estatísticas do Curso IX

27 de setembro a 10 de dezembro de 2004


O curso 9 despertou um grande interesse no público potencial. Um total de 238 pessoas nos enviaram seus cadastros, demonstrando haver interesse em participar do curso. Desse total, 39 alunos efetivaram a sua matrícula e estão participando regularmente do curso. O gráfico, a seguir, demonstra que existem alunos matriculados de todas regiões do Brasil (sul, sudeste, centro-oeste, norte e nordeste). Temos alunos matriculados desde Tabatinga (AM) até Blumenau (SC) ou desde Macapá (AP) até Fortaleza (CE). No entanto, a grande maioria dos alunos é proveniente da região sudeste, particularmente dos estados de Minas Gerais (48% dos alunos), São Paulo (15 %) Rio e Janeiro (10%) e Espírito Santo (10%). Esse perfil altamente diferenciado da origem de nossos alunos sugere que o interesse por nossos cursos à disntância realmente atinge um público-alvo em todo o país.

Os alunos matriculados no curso 9 provêm geralmente de capitais (ex: Belo Horizonte, São Paulo, Vitória, Fortleza ou Salvador) ou de cidades de médio porte do interior de Minas (ex: Uberlândia, Varginha e Contagem) ou de São Paulo (São José dos Campos ou Ribeirão Preto, SP). É interessante notar que a proporçao de alunos matriculados foi claramente maior para alunos que residem em cidades do interior se comparados aos alunos originários das capitais.





Ao contrário das versões anteriores, houve, no curso 9, uma clara predominância de pessoas do sexo feminino.



A formação acadêmica dos alunos matriculados no curso 9 é muito diferenciada. Cerca de quinze diferentes tipos de cursos de graduação foram mencionados pelos alunos em seus cadastros. No entanto, a maioria dos alunos pertence a três núcleos temáticos distintos: (a) Ciências Naturais (Biologia, Agronomia), (b) Área Teconlógica ou Engenharias e (c ) Ciências Humanas (Direito, Comunicação Social e Administração de Empresas). Esse perfil demonstra claramente o grande interesse que as ciências ambientais e particularmente a questão da gestão ambiental desperta na sociedade de um modo geral.





Uma das coisas que temos observado nos últimos cursos refere-se ao aumento do número de alunos com algum tipo de pós-graduação. Do total de alunos matriculados, quinze alunos declararam haver cursado (ou estarem cursando) algum tipo de curso de pós-graduação seja sensu latu (aperfeiçoamento e/ou especialização) enquanto que quatro outros alunos declararam estarem cursando ou terem concluído algum curso de mestrado ou doutorado (PG sensu strictu ).



A maioria dos alunos matriculados no curso 9 ainda é composta por estudantes, principalmente aqueles que acabaram de concluir a graduação e estão em processo de escolha de algum tipo de curso de PG. No entanto, uma parcela crescente de nossos alunos já possui uma atuação profissional definida tal como o ensino (docência) de segundo e terceiro graus, atuação em órgãos públicos (MMA, IBAMA, prefeituras, etc) ou em ONG´s.



Do exposto acima, podemos concluir que o público-alvo do nosso curso à distância constitui-se na essência por profissionais já com atuação no mercado de trabalho, provenientes principalmente de cidades de médio porte ou cidades pólo das mais diferentes regiões do Brasil sendo que o perfil da formação acadêmica dos alunos situa-se em três grandes áreas temáticas (ciências natuais, tecnologia e área de ciências sociais).


RETORNO Á PÁGINA DO CURSO Á DISTÂNCIA



HOME DO PORTAL RMPC


A Coordenação


Página criada em 18 de novembro de 2004 e atualizada em 23 de outubro de 2016
© Prof. Ricardo Motta Pinto Coelho

Coordenador do Curso