IV




ESTATÍSTICAS DO CURSO IV




Cento e sessenta e oito pessoas se cadastraram para o quarto IV Curso à Distância Fundamentos em Ecologia e Tópicos em Gestão Ambiental. Desse total, 55 pessoas efetivaram a sua matrícula, ou seja, 32,7% do total. Os alunos matriculados provém de 13 estados da federação, embora a maioria dos alunos matriculados venha de estados da região sudeteste principalmente de Minas Gerais, seguido por São Paulo, Distrito Federal e Espírito Santo.

Em termos de região, depois do sudeste, a maior procura foi de alunos residentes em estados do norte-nordeste, principalmente os estados de Pernambuco, Rondônia e Pará. Do sul do país, temos apenas uma matrícula do Rio Grande do Sul.

É interessante notar que existe um equilíbrio em termos de origem dos alunos dentro de seus respectivos estados. A figura abaixo ilustra que do total de alunos matriculados, vinte e nove (52%) residem nas cidades do interior enquanto que o restante (48%) residem nas capitais dos estados acima assinalados. Muitos alunos que moram no interior procuram o curso justamente pelo fato de que trata-se de um curso à distância que pode ser feito por pessoas que residem e trabalham em locais onde não existem maiores possibilidades de capacitação profissional.

A formação acadêmica dos alunos matriculados no curso IV é extremamente variada e demonstra o crescente interesse que o conhecimento sobre ecologia e gestão ambiental vem despertando em diferentes segmentos da sociedade. Do número total de alunos matriculados, apenas 13 alunos (23%) provém da área biológica. Algumas outras áreas de formação que tiveram destaque foram: Ciências, Engenharias, Turismo, Direito e Administração. No entato é muito grande o número de alunos com outras capacitações que envolvem áreas tão diferentes quanto a Arquitetura, Economia Doméstica, Filosofia, Farmácia, Geologia, Geografia, História, Letras, Medicina, Química e Veterinária, dentre outras.

Em contraste com o curso III, a maioria dos alunos matriculados no curso IV possui uma atuação profissional definida. Os profissionais liberais perfazem 24% do total, os funcionários de diferentes tipos de empresas, 17%, os funcionários públicos, cerca de 13%, os professores de segundo e terceiro graus, 18.5% e atuantes em diferentes organizações não-governamentais (ONG´s) cerca de 13%. Os estudantes perfazem 11% e aqueles que ou não informaram sua ocupação ou que ainda procuraram melhorar as chances de encontrar futuro emprego chegam a apenas 9 % do total.


RETORNO




HOME DO PORTAL RMPC


Página criada em 26/3/2000 por Ricardo Motta Pinto-Coelho