Universidade Federal de Minas Gerais



Estatísticas dos Alunos

________________________

Curso -18

19 de abril a 09 de julho de 2010.

Matrículas: 01 de março a 19 de abril de 2010.


Um total de 417 cadastros foram enviados e destes, 52 alunos estiveram efetivamente matriculados nessa versão do curso. A grande maioria dos alunos matriculados provém, como seria de se esperar do estado de Minas Gerais e dos outros estados da região sudeste (Fig. 01).


Fig.01 - Procedência (estados da federação) dos alunos matriculados no curso 18.

Retomando uma tendência dos primeiros cursos, houve um claro predomínio de alunos de cidades do interior em detrimento das grandes capitais. No entanto, deve ser mencionado que boa parte dos alunos que provém do "interior" é originária, na realidade, de cidades da região metropolitana de Belo Horizonte (Fig. 02).


Fig.02 - Procedência (capital versus interior) dos alunos matriculados no curso 18.

Outra tendência que vem se repetindo em várias ediçoes de nosso curso: o público feminino foi claramente dominante dentre os alunos matriculados. No curso 18, as mulheres foram responsáveis por mais de 60% das matrículas efetivadas (Fig. 03).


Fig.03 - Razão sexual (% dos sexos) dos alunos matriculados no curso 18.

Outra tendência bastante estável em todos os cursos constitui-se no fato de que a maioria dos alunos matriculados nesse curso possui algum curso de graduação ligado às Ciências Biológicas (seja nas modalidades de bacharelado ou licenciatura). No entanto, existiu um segundo grupo de profissões que se destacou. Esse grupo foi formado por alunos dos cursos de Administação de Empresas, Gestão Ambiental, Engenharias, Direito e Medicina Veterinária. De uma forma geral, deve ser notado, no entanto, que estudantes de pelo menos dezesseis modalidades diferentes estiveram matriculados no curso 18 (Fig. 04). A grande diversidade de formações acadêmicas variadas confirma, assim, o grande interesse que o nosso curso vem despertando em diferentes tipos de estudantes e profissionais.


Fig.04 - Formação acadêmica (Cursos de graduação) exibida pelos alunos matriculados no curso 18.

Houve um grande equilíbrio no público-alvo da turma 18 já que houve percentuais idênticos, respectivamente, para os contigentes de estudantes e de profissioniais já formados (Fig. 05).


Fig.05 - Perfil de ocupação principal (estudantes versus profissionais) dos alunos matriculados no curso 18.

Um dos aspectos mais relevantes em relação aos alunos matriculados no curso 18 é o elevado nível de capacitação dos alunos com vários deles cursando ou já tendo formado em algum tipo de curso de pós-graduação (Fig. 6).


Fig.06 - Nível acadêmico dos alunos matriculados no curso 18. Foram contabilizados para a categoria de pós-graduação tanto cursos sensu strictu quanto cursos latu sensu.

A própria internet continua a ser o meio mais eficiente de trazer novos alunos para o nosso programa de ensino à distância. Em segundo lugar, aparece o efeito da divulgação do curso através da tradicional mala-direta que é enviada a faculdades, universidades, centros de pesquisa e emrpesas do segmento em todo o Brasil (Fig. 07).


Fig.07 - Meios de divulgação usados para atingir o público-alvo dos alunos matriculados no curso 18.

O nosso sistema de ensino à distância continua a manter basicamente o mesmo perfil de alunos. Um aluno típico seria m estudante de Biologia, de uma região metropolitana do sudeste do Brasil, interessando em fazer o curso como forma de preparo a um possível curso de mestrado em Ecologia ou Gestão Ambiental. No entanto, o curso oferece conteúdo que atrai um público variado com diferentes propósitos tais como melhoria no desempenho profissional dentro das empresas, preparo à concursos públicos, etc.


RETORNO Á PÁGINA DO CURSO Á DISTÂNCIA



HOME DO PORTAL RMPC


Página criada e atualizada por:
© Ricardo Motta Pinto Coelho
Grupo de Ensino à Distância em Ciências Ambientais
Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil
Última atualizaçõa: 24/10/2016.